Temos Expertise na Instalação de Placas Cimentícias para diversas aplicações.
As placas cimentícias são muito utilizadas em construções como o steel frame, que não utilizam concreto ou alvenaria. Ela é composta por perfis leves de aço galvanizado, que, quando integrados, formam a estrutura da edificação.
No entanto, o material é bastante versátil e pode cumprir variadas funções. Pode servir tanto como um elemento para o fechamento de estruturas metálicas, quanto como detalhe decorativo.
É pelo uso cada vez maior deste material em determinadas construções, que a Megaço preparou esta matéria com algumas instruções de como instalar placas cimentícias de forma rápida. Confira!
Planejando a instalação das placas cimentícias
Nesta etapa da construção, a atenção deve estar no projeto estrutural. Este, por sua vez, deve ser um calculista habilitado e que emita a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
Desta forma, o profissional pode garantir a correta distribuição de cargas provenientes dos pavimentos superiores ou, até mesmo, da cobertura da edificação. É justamente a estrutura da obra que pode garantir a estabilidade do produto, e consequentemente do acabamento.
Ferramentas necessárias para a instalação
Antes mesmo de iniciar a instalação, é importante que a pessoa responsável já tenha as seguintes ferramentas:
• Parafusadeira Tesoura (usada no corte dos perfis)
• Serra mármore (para corte das placas)
• Trena, prumo de face e cordão ou laser (para marcação e nível).
• Desempenadeira (para tratamento de juntas)
• Espátula (para tratamento de juntas)
• Agitador de massa (pode ser do modelo acoplável na parafusadeira)
Escolha corretamente a mão de obra para instalação das placas cimentícias
Assim como em qualquer outro serviço, também é importante que se escolha corretamente as pessoas que farão a instalação das placas cimentícias. O profissional deve ser qualificado e especializado neste tipo de obra.
Passo a passo
A instalação das placas cimentícias é bastante simples. Como você já sabe, este tipo de construção é muito mais rápida, ecológica e econômica. O sistema é composto por perfis de aço galvanizado, fixados com o uso de parafusos específicos.
As placas cimentícias são acopladas sobre esta estrutura, também utilizando parafusos próprios. Ainda quanto a instalação, é importante que ela respeite a distância de 3 a 5mm entre os painéis.
Na sequência, é realizado o tratamento da junta. Nesta etapa você pode optar por deixar a placa aparente, mostrando o aspecto do cimento, ou pode finalizá-la com pintura, textura ou revestimentos cerâmicos.
Vantagens das placas cimentícias
Além de garantir vantagens durante a obra, como a definição do cronograma de obras e a diminuição de resíduos, o sistema também promove a impermeabilidade, o fato de não ser elemento inflamável e de ter resistência a flexão e intempéries, além de imunidade contra fungos, insetos, roedores e oxidação.